Clubes da LaLiga obtêm nota máxima em transparência

O índice INFUT 2019 da Transparency International Espanha evidencia a consolidação da cultura de transparência corporativa no futebol profissional, atribuindo aos clubes da LaLiga uma pontuação de 93,63/100

Transparency International Espanha (TI-Espanha), com a colaboração da LaLiga e seus clubes, publicou os resultados da Terceira Edição do Índice de Transparência dos Clubes de Futebol Profissional 2019 (INFUT 2019). Um índice pelo qual os clubes LaLiga se tornaram as primeiras entidades privadas do setor a se submeterem voluntariamente a este tipo de avaliação – pela TI-Espanha em 2015 -, com os resultados sendo divulgados abertamente pela organização.

Como tal, é um índice com um objetivo positivo através do qual os clubes da LaLiga consolidaram uma verdadeira cultura de transparência corporativa. E que avalia a publicidade ativa e a abertura informativa dos clubes de LaLiga Santander e LaLiga SmartBank através das informações publicadas nos seus sites, com verificação de um específico número de indicadores previamente definidos.

Tudo isto contou com a colaboração pró-ativa da LaLiga, como nas edições anteriores, demonstrando o seu firme compromisso com a transparência, o cumprimento e a boa governança no futebol profissional – pilares fundamentais da profissionalização do futebol espanhol, defendida pela LaLiga.

Qual é a metodologia?

O índice foi desenvolvido de forma interativa com os clubes, avaliados em várias etapas, compartilhando com eles as informações solicitadas, os indicadores avaliados e os resultados obtidos. Com isso, o INFUT 2019 é composto por 48 indicadores agrupados em cinco áreas de transparência: informações sobre o clube de futebol; relacionamento com parceiros, torcedores e público em geral; transparência econômico-financeira; transparência em contratos e suprimentos; e indicadores da Lei de Transparência .

A avaliação é centrada na publicação de dados atualizados da temporada 2018/2019, com especial destaque para o acesso e disponibilização de informação económico-financeira para torcedores e público em geral.

O veredicto: Excelente!

Três anos após a última edição deste índice (INFUT 2016), temos a confirmação de que os clubes de futebol profissional avançaram consideravelmente no seu compromisso com a transparência, compliance e boa governança corporativa, obtendo resultados louváveis. Não apenas as pontuações obtidas por cada clube são excelentes; a conquista coletiva superou consideravelmente as expectativas, demonstrando o grande envolvimento e pró-atividade demonstrada por todos eles para melhorar a qualidade das informações que publicam nos respectivos sites.

Os resultados do INFUT 2019 fornecem evidências claras disso, com os clubes de LaLiga Santander e LaLiga SmartBank obtendo uma pontuação geral média de 93,63 pontos (em 100). O progresso alcançado nos últimos anos é palpável. Se compararmos os resultados desta edição com a de 2016, observamos uma clara melhoria na pontuação geral daquela edição de 62,80%. Estes resultados nada mais são do que fruto da consolidação da cultura de compliance nos últimos anos, que se reflecte nos resultados do último INFUT, com apenas 4 clubes com pontuações abaixo de 80% contra 30 clubes na edição anterior.

A média geral dos clubes da LaLiga Santander é visivelmente superior à dos clubes da LaLiga SmartBank (97,55% contra 90,06%), mas mesmo assim a avaliação destes últimos revela um forte compromisso com a transparência, compliance e boa governança. Uma comparação simples com a edição anterior (2016) mostra que a média geral dos clubes da LaLiga SmartBank foi de 54,4%, com apenas três ultrapassando o nível de 80%. Esse número foi superado por 18 deles no INFUT 2019 .

Entretanto, se analisarmos os resultados da LaLiga Santander de forma independente, podemos perceber uma clara melhoria: 12 dos 20 clubes que a compõem conseguiram uma pontuação de 100%, e todos eles ultrapassaram uma pontuação total de 80%. Aliás, se olharmos mais de perto as duas últimas edições, podemos destacar os clubes que não alcançaram a pontuação total de 50% na edição anterior e que agora podem contar com uma pontuação de 100%. Tudo isso prova que a transparência e a ética empresarial não dependem de fatores econômicos ou estruturais, mas sim do comprometimento das pessoas – dos funcionários do clube e, principalmente, dos seus órgãos de governo – com a cultura de compliance.

Assim, conscientes das expectativas sociais a que estão sujeitos – e da importância do seu envolvimento no desenvolvimento da sociedade -, os clubes têm demonstrado grandes avanços no sentido de tornar a informação sobre as suas organizações (além da gestão da sua atividade desportiva) mais acessível. Tudo isso, com o trabalho diário realizado a este respeito pelos departamentos de compliance e integridade dos clubes em particular. Assim, conseguiram aumentar o seu compromisso com a transparência e a boa governança corporativa, e continuarão trabalhando nessas duas vertentes para alcançar os mais altos níveis de excelência.

Não é só Futebol. É LaLiga.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*