Mangaratiba conta com Núcleo de Alfabetização, Letramento e Numeramento

Projeto foi criado pela SMEEL e visa garantir a ampliação das políticas públicas educacionais

Com o objetivo de oferecer aos professores da Rede Municipal mais condições de ensino e de formação para desenvolverem seu trabalho, a Secretaria de Educação, Esportes e Lazer (SMEEL) criou o Núcleo de Alfabetização, Letramento e Numeramento (NALEN). O projeto, iniciado em março deste ano, ainda não pode ser oficialmente inaugurado devido a pandemia, mas, será instituído pelo prefeito Alan Bombeiro, através de decreto, logo assim que o período de isolamento social terminar.

O NALEN visa garantir a ampliação das políticas públicas educacionais no processo de alfabetização, letramento e habilidades matemáticas. E com isso, o desenvolvimento profissional de todos os professores que atuam desde a Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. A iniciativa já conta com espaço próprio para atendimento e formação de professores, coordenadores e gestores da rede de ensino.

Segundo o secretário de Educação, Esportes e Lazer, Hamilton Lopes de Lima, a estrutura do projeto é formada por um coordenador geral da SMEEL e um assessor representante de cada escola municipal da rede. “A equipe da Diretoria de Ensino, através da coordenadora do Núcleo, faz a ligação entre o NALEN e a SMEEL, organizando a logística para o funcionamento do projeto. Os assessores representantes das escolas no Núcleo são o elo entre as escolas municipais e o projeto. Eles têm como função acompanhar, auxiliar, orientar e ouvir os professores em suas dúvidas, demandas e sugestões, de forma contínua”.

Eliane Maia, responsável pela Diretoria de Ensino de Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais, acrescenta que em momentos distintos do ano letivo serão realizados diagnósticos da aprendizagem, por meio de instrumentos de avaliação. “Com essas avaliações ficarão evidenciados os avanços e as dificuldades apresentadas por cada turma e pelos os alunos individualmente. Assim teremos o resultado geral da rede separados por componentes e metas específicas”.

“Enquanto a Secretaria organiza os dados da rede como um todo, os representantes do NALEN nas escolas vão se reunir com cada um dos professores para analisar os resultados de sua turma. Isso vai nos permitir traçar estratégias para avaliar quais habilidades ou conhecimentos já foram alcançados, o que precisa ser retomado, e ainda, quais os alunos necessitam de intervenções pedagógicas individuais”, complementou Eliane Maia.

PREPARAÇÃO PARA CRIAÇÃO DO NALEN

Para que o projeto do NALEN fosse elaborado, a equipe da Diretoria de Ensino da Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais participou no mês de setembro/2019 do Seminário do Projeto Alfaletrar desenvolvido no município de Lagoa Santa (MG). O projeto é coordenado por Magda Backer Soares, professora titular emérita da UFMG, pesquisadora do Centro de Alfabetização Leitura e Escrita – Ceale. A Diretoria de Ensino de Mangaratiba foi em busca de mais interação quanto ao projeto e maior desenvolvimento profissional para a equipe técnica.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*