Adquiridos através de dispensa de licitação, foram entregues à Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis os 2.500 testes rápidos para o combate ao coronavírus no município.
Seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, os testes são feitos em pessoas com sintomas agravados, pessoas que tiveram contato com pacientes com COVID-19 e profissionais de saúde sintomáticos. A testagem é realizada após atendimento em unidade de saúde ou em pacientes internados.
A Secretaria de Saúde alerta: o resultado só é confiável quando o teste é feito após 7 dias da apresentação dos sintomas.
A Gestão Municipal iniciou o procedimento de compra há cerca de dois meses. Porém, na época, os 4 primeiros colocados não conseguiram garantir a entrega.
No início do mês de maio, sete empresas apresentaram propostas válidas para fornecimento dos testes rápidos. Foram adquiridos 2.500 testes no valor unitário de R$ 124,00, totalizando um investimento de R$ 310 mil. A dispensa de licitação pode ser conferida na edição do Diário Oficial Eletrônico do Município do dia 12 de maio.
Desde a implantação do Plano Municipal de Contingência contra o Coronavírus, no dia 13 de março, Teresópolis realizou 1.416 testes rápidos e 775 PCRs.
Deixe o seu comentário