Educação a distância e as escolas em período de isolamento social

Além de afetar de forma drástica a saúde e a economia, o coronavírus impactou ainda outro setor primordial no país, a Educação. Desde o fechamento das escolas em virtude da pandemia do Covid-19, na segunda quinzena do mês de março, gestores escolares vêm se desdobrando para seguir com o cronograma do ano letivo e adaptar as atividades utilizando recursos digitais, ou seja, reproduzindo o ambiente de aprendizagem na casa dos alunos. 

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96), as horas de aula remota poderão ser contabilizadas para completar a carga horária anual obrigatória. O Conselho Nacional de Educação (CNE) afirma que os estudantes devem receber o aprendizado adequado e monitorado. Sendo assim, as escolas devem zelar pelo acompanhamento, avaliações e a participação correta dos alunos.

Durante este período, a editora Irium Educação, localizada no Rio de Janeiro, se mobilizou para suprir suas escolas parceiras de soluções digitais e dar apoio ao prosseguimento das aulas no formato EAD. Entre os principais projetos de suporte estão: novas formas de avaliação, plano pedagógico diário, listas de exercícios em PDF e uso de uma plataforma gamificada de ensino exclusiva. A plataforma em questão, o EduQuest, contempla um sistema de monitoramento do uso e desempenho do aluno, que terá a sua disposição um banco de exercícios em formato de quiz lúdico.  

Além dos planos sugeridos pela Irium Educação, o diretor Fabio Benites (@benitesfabio) mantém suas redes sociais funcionando diretamente em prol da orientação de responsáveis, professores e toda a comunidade escolar. Diariamente, ele segue fornecendo dicas e tirando dúvidas para a melhor condução possível do dia a dia dos planos de ação pedagógicos.Apesar do momento triste e conturbado no país, há educadores que não abaixaram a cabeça e seguem tirando liçōes disso tudo, propagando um ensino autônomo, conectado e criativo. Quem sabe não melhoramos a educação presencial no futuro?

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