Uerj recebe novos recursos para pesquisas contra a Covid-19

Foto: Andre Penner

A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj) financiará, com recurso no valor de R$ 421 mil, pesquisa da Policlínica Piquet Carneiro e do Hospital Universitário Pedro Ernesto, ambos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O investimento foi liberado dentro do edital Faperj de apoio a grupos emergentes de pesquisa do Estado do Rio de Janeiro e será utilizado para a análise de 1.738 adultos com Covid-19, e acompanhamento dos curados durante um período de nove meses, com exames a cada três meses.

Os pacientes contaminados serão avaliados durante o período de internação com exames de ultrassonografia de tórax, hemogramas e, posteriormente, os resultados serão comparados com tomografias computadorizada (TC) de tórax.

A ultrassonografia será utilizada em pacientes com exames positivos para Covid-19, porque tem sido peça fundamental para a diferenciação de outros problemas pulmonares e, como é mais econômica do que uma TC de tórax, pode auxiliar tanto na triagem dos pacientes, quanto no prognóstico da evolução da doença e na avaliação dos pacientes com ventilação mecânica.

Coordenado por Agnaldo José Lopes, médico da Uerj, o objetivo deste projeto, que conta ainda com mais sete profissionais, é gerar conhecimento em diagnóstico e seguimento de pacientes acometidos pela Covid-19.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*