O Centro de Referência Municipal em Autismo de SG – Professora Maria José da Silva Rodrigues, no Gradim, recebeu o prefeito José Luiz Nanci. O chefe do Executivo visitou a instituição, conversou com funcionários e pôde conferir de perto o bom trabalho realizado.
A diretora Verônica de Sá Machado e toda sua equipe recepcionaram o prefeito, que percorreu as dependências do Centro de Referência, que tem uma pequena horta, parquinho, salas de apoio, consultório odontológico, refeitório, salas de recursos e terapias multidisciplinares. Com tudo o que viu o prefeito José Luiz Nanci, constatou o bom atendimento prestado aos pacientes da instituição.
“Vejo que este equipamento faz a diferença na vida de muita gente. Tem instalações adequadas como sala de integração, sala de apoio, consultório odontológico. Noto que o espaço foi pensado a partir de todas as questões que envolvem a rotina do autista. É uma proposta bem completa, com profissionais capacitados e engajados e o mais importante, com muito amor pelo que fazem”, afirmou o prefeito.
Devido ao bom trabalho realizado pela instituição, já foram realizadas visitas de outros órgãos que lidam com a questão do autismo, como o Instituto de Ortofonologia (IdO) da Itália, que em breve irá assinar uma parceria com o Centro de Referência, através da Prefeitura e também da Secretaria de Educação.
Este convênio vai fazer a diferença no desenvolvimento do trabalho prestado pelo Centro do Autismo, com qualidade de uma instituição que há cerca de 50 anos atua nesta área de atendimento ao autista. A convite do IdO, a direção do Centro de Referência Municipal em Autismo irá à Itália, ainda em data a ser definida, para mostrar o trabalho realizado.
“Estou muito contente com o trabalho que desenvolvemos aqui no Centro de Referência, que chegou até a Itália e vai nos proporcionar assinar uma parceria com um grande instituto na área de atendimento ao autista, que é o IdO, que reconheceu como excelente toda a metodologia desenvolvida na nossa instituição, e que levou ao convite para a visitar a sede deles na Itália, ainda este ano, e assinatura da parceria entre as instituições. Acredito que o grande diferencial do trabalho realizado pelo Centro é o nosso acolhimento e respeito com as famílias dos atendidos”, declarou Verônica de Sá Machado.
No primeiro momento foram sorteados 100 inscritos para atendimento imediato e mais 100 para cadastro reserva, mediante a oferta de um aumento do número de vagas ou desistência por parte dos atendidos. Mas para atender em parte o cadastro de reserva, a direção da unidade vai proporcionar aos que foram sorteados e ainda aguardam vaga, atendimento parcial nas áreas de pediatria, serviço social, dentista e nutrição, enquanto eles não têm acesso às terapias e salas de recursos.
O voluntário no Centro de Referência, José Borges, chamado carinhosamente de Zezinho pelos funcionários, foi o idealizador da horta que fica no local. “A horta é importante para os autistas, pois trabalha as questões sensoriais e os ensina a usar alimentos que podem ser cultivados em casa, é uma plantação livre de agrotóxicos e proporciona uma melhor qualidade de vida para os atendidos. Além disso mostra para a família que é possível fazer uma horta em um pequeno espaço e trabalhar com eles o manuseio do que é plantado, fazendo sucos e outras alimentações que eles mesmos ajudaram a produzir”, disse Zezinho.
O Centro de Referência Municipal em Autismo Professora Maria José da Silva Rodrigues foi inaugurado em abril de 2019, conta com uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e oferece atendimentos com clínico, pediatria, neurologista, nutricionista, assistente social, dentista, fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, educador físico, educação musical e artística, além do atendimento educacional especializado, com salas de recursos e terapias multidisciplinares.
Deixe o seu comentário