94% das empresas afirmam que conteúdo de influenciadores gera mais retorno que anúncios tradicionais

Número é 20% maior em comparação com 2023

Uma nova pesquisa realizada pela CreatorIQ, “State Of Creator Marketing Trends and Trajectory 2024-2025”, revelou que 94% das empresas acreditam que o conteúdo de influenciadores gera mais retorno sobre o investimento (ROI) do que os anúncios tradicionais digitais, estabelecendo um aumento de 20% em relação ao ano de 2023.

O levantamento também mostrou que o investimento de marcas em Creator Marketing aumentou 143% nos últimos quatro anos. Esse número é ainda mais significativo entre as grandes corporações, que relataram uma média de 1,7 milhão de dólares de investimento em marketing com criadores. 

O relatório também indica que 74% das organizações aumentaram seus investimentos em marketing de influência ano após ano, significando um aumento de 19% em relação a 2023. E não vai parar por aí, já que 78% das empresas esperam investir mais em marketing de criadores nos próximos dois anos, de acordo com a pesquisa.

De acordo com Fabio Gonçalves, especialista no mercado de marketing de influência, o conteúdo de influenciadores vem sendo o mais eficiente em campanhas de marketing pois traz uma autenticidade que o consumidor moderno valoriza cada vez mais. Segundo ele, em vez de uma abordagem de venda direta, o influenciador se posiciona como alguém em quem a audiência confia, recomendando produtos que já fazem parte de sua rotina e gerando uma experiência de consumo mais orgânica e altamente eficaz.

“Diferente dos anúncios tradicionais, os conteúdos de influenciadores têm o poder de atingir públicos muito específicos, com uma linguagem personalizada. Quando um seguidor interage com um influenciador, ele não está apenas visualizando uma publicidade; ele está dialogando com alguém que entende suas necessidades, o que eleva o engajamento e aumenta significativamente o retorno sobre o investimento”, explica.

Na opinião do profissional, o aumento de investimento por parte das marcas se dá pelo fato delas entenderem cada vez mais que o valor do marketing de influência vai além da exposição: “Essa modalidade permite um relacionamento mais próximo com o público, que sente maior confiança nas recomendações feitas por criadores que já seguem e admiram. Esse tipo de proximidade justifica o aumento nos investimentos, especialmente entre as grandes corporações, onde cada dólar investido em marketing com influenciadores tem o potencial de impactar o retorno a longo prazo”.

Fabio é diretor de talentos Internacionais da Viral Nation, uma agência de influenciadores canadense que é uma das precursoras no mercado de marketing de influência. Segundo ele, a empresa tem sido um pilar no crescimento desse segmento, ao conectar marcas globais a influenciadores autênticos que entendem e se conectam com suas audiências.

“Nosso compromisso é apoiar tanto as empresas quanto os criadores com estratégias personalizadas e insights baseados em dados, assegurando que cada campanha não só alcance, mas também impacte profundamente o público certo. Essa abordagem é o que continua a impulsionar o setor para um novo patamar de credibilidade e retorno”, finaliza.

METODOLOGIA

A pesquisa da CreatorIQ, em parceria com a Sapio Research, teve 1.138 respondentes, sendo 457 marcas, 445 agências e 231 creators de 17 setores diferentes. Foram combinados os insights atuais com cinco anos de dados de pesquisa, realizados desde 2020 até 2024.

Publicado 03/11/2024

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*